O luto é a reação experimentada frente à morte ou perda de um ser amado! Também podem ocorrer manifestações de luto em outros tipos de perdas como por exemplo em separações familiares, de amigos; perda de um objeto de estimação ou do emprego; mudar-se de casa; mudar-se de país…

Quando o luto é tão forte que vem acompanhado de uma depressão, a recomendação é buscar ajuda psicológica profissional.

Indico 5 conselhos para superar de forma positiva o processo de luto:

1- ACEITE O LUTO. É comum no início do luto nos depararmos com reações de raiva, negação ou apatia. Até que “a ficha caia” e compreendamos o que aconteceu. Abrace o processo de luto, sofra, chore e lide com as emoções.

2- EXPRESSE SEUS SENTIMENTOS. Reprimir sentimentos em um momento como esse pode ser muito ruim. Compartilhe com pessoas de confiança sentimentos e desejos.

3- SUA VIDA PRECISA CONTINUAR. Procure atividades que te geram prazer, busque retomar sua rotina de trabalho e pratique algum esporte. Adotar um animal de estimação pode ajudar nesse processo.

4- APOIE SUA FAMÍLIA. Lembre que seus familiares mais próximos também estarão sofrendo pela perda de alguém. Na ajuda dos familiares poderemos nos sentir melhor e fortalecidos no processo de luto.

5- FORTALEÇA SUA ESPIRITUALIDADE. Várias pesquisas no campo da psicologia e psiquiatria comprovam a importância das práticas religiosas na produção de bem estar e, por consequência, na superação do processo de luto.

No Comments

Leave a Comment